terça-feira, 14 de abril de 2009

VEREADOR CHIODO PROMOVE SEMANA DE PREVENÇÃO AO PIOLHO

A instituição da Semana de Prevenção da Pediculose, proposta pelo vereador Marcello Chiodo (PTB), começou a ser avaliada pelo plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (13/4). De acordo com o parlamentar, com a volta às aulas em março, o piolho também volta em algumas cabeças, podendo contaminar toda uma classe, e em casa infestar o resto da família. “Por isso, nossa intenção é a de que a data seja lembrada anualmente, na segunda semana de março, período em que recomeçam as aulas”, justifica.
Chiodo lembra que o piolho está presente em países ricos e pobres igualmente. “O que vai diferenciar o grau de infestação é a prevenção e o tratamento bem feitos”, enfatiza. Conforme a proposta, durante a semana haverá exame da cabeça das crianças por voluntários e parceiros, além da realização de palestras para alunos, pais e professores em escolas da rede pública municipal, estadual e particular, creches, orfanatos e igrejas, levando o esclarecimento sobre a pediculose e suas implicações para o ser humano.
O vereador esclarece que o piolho é um inseto hematófago (se alimenta de sangue) e com suas picadas provoca irritação local, tornando o ato de coçar a cabeça uma característica da doença. “Com a coceira podem aparecer lesões secundárias que, infectadas por bactérias, podem levar ao aumento dos gânglios linfáticos (ínguas)”.
Site de origem: http://www.ptbrs.org.br/
Por: Regina Andrade CMPA

0 comentários:

Postar um comentário