quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

SOMOS PEDE DIÁLOGO COM SAÚDE PARA ENFRENTAR AIDS

Porto Alegre é a cidade brasileira com o maior número de incidência em Aids. Essa informação foi apresentada na tarde desta quinta-feira (4/2) ao plenário da Câmara Municipal por José Eduardo Gonçalves e Alexandre Boer. Integrantes do Grupo Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade, eles participaram do período de Comunicações Temático da sessão ordinária e pediram a interferência do Legislativo para que seja aberto diálogo sobre essa questão com os gestores municipais da Saúde.


Gonçalves lembrou que, de 20 mil casos registrados no Estado, 14 mil estão na Capital. “No Brasil, enquanto outros estados tiveram redução, o Rio Grande do Sul teve um aumento. Isso não faz sentido. E Porto Alegre é responsável por esse aumento”. Gonçalves lembrou que o Estado tem uma das melhores redes básicas do país: “mas Estados com organizações de saúde mais precária conseguem atuar melhor”. “Quais as ações que estão sendo promovidas, o que há de palpável nessa questão”, questionou ainda.

Os dois palestrantes consideraram ser necessário estabelecer metas para a população alvo. “Para enfrentamento dessa epidemia é preciso avaliação qualitativa e não apenas quantitativa”, disse Boer. Já Gonçalves reforçou pedido de espaço para diálogo com o gestor municipal: “tem sido infrutíferas nossas tentativas”. Os dois criticaram ainda as ausências do secretário municipal de Saúde em reuniões do Conselho Municipal de Saúde e solicitaram que também a representação da Câmara Municipal seja efetiva nesses encontros.

O vereador Marcello Chiodo manifestou-se na tribuna durante a apresentação e falou sobre a sua iniciativa de distribuir aos profissionais da beleza, especialmente cabeleireiros, caixas para depósito das lâminas utilizadas durante os cortes de cabelo e outras atividades. Com a inutilização correta do material fica reduzido o risco de acidente e possível contaminação por doenças trasmitidas pelo sangue como a AIDS - ressaltou o vereador.

Matéria original: Site CMPA
Na foto: Vereador Marcello Chiodo e integrantes do Grupo SOMOS - Comunicação, saúde e sexualidade
Crédito da foto: Lívia Stumpf

0 comentários:

Postar um comentário