quarta-feira, 17 de junho de 2009

REUNIÃO DE CONDOMÍNIO DISCUTE LIMPEZA URBANA

O projeto "Reunião de Condomínio", que pretende colocar frente a frente população e representantes do Executivo, teve ontem (16/06) sua segunda edição. O vereador Marcello Chiodo organizou um encontro entre os síndicos, zeladores e moradores da região central de Porto Alegre com Jairo Armando dos Santos e Elio dos Santos Júnior, representantes do DMLU. Na oportunidade os moradores puderam trocar experiências sobre o funcionamento dos condomínios a apresentar ao vereador problemas como a poda das árvores e o recolhimento dos dejetos de animais. Com a chegada dos representantes da Prefeitura, os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre o serviço de coleta seletiva prestado pelo DMLU, além de se cadastrar para serem atendidos pela coleta. "Por dia são recolhidos pelo DMLU, 1000 toneladas de lixo em Porto Alegre, é o equivalente a 250 elefantes, por isso é tão importante o reaproveitamento" - falou Jairo ao explicar formas de reutilização dos resíduos. Maria Salete Finger, moradora da Demétrio Ribeiro, elogiou a iniciativa da reunião e sugeriu que os moradores se organizem por quadras para resolverem entre vizinhos os seus próprios assuntos. "Assim o resultado será mais rápido e eficiente" - disse Maria.
Já Jorge Trindade Costa, zelador de um condomínio da Fernando Machado alertou para o horário da coleta de lixo domiciliar que no Centro acontece à noite, atrapalhando os moradores devido ao barulho. Jairo, que atua na divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Recliclagem do DMLU, deixou a reunião com três encaminhamentos: adequar o horário da coleta domiliciar de lixo, aumentar a fiscalização sobre objetos deixados como lixo nas ruas (como movéis e utensílios) e fiscalizar a atividade dos garis que não estariam varrendo e recolhendo o lixo solto na via pública.

Coleta Seletiva - desde o dia 02 de abril de 2009 a coleta seltiva atinge toda a cidade de Porto Alegre. São 28 caminhões que passam duas vezes por semana em todos os bairros da cidade. No Centro a coleta acontece todos as quartas-feiras e sábados pela manhã. Para se cadastrar: os condomínios que quiserem se cadastrar para serem atendidos pela coleta seletiva podem ligar para 32896923 e falar com Elio. Uma vez cadastrados o DMLU retira o lixo dentro do prédio, sem a necessidade de ser colodado em via pública.
Dejetos de animais - caso sejam flagrados atos de descumprimento da lei municipal 8.840 que obriga os donos a recolher os dejetos de seus animais, o telefone da SMAM para aviso é 32897580. A multa é de R$ 236.
Fotos: Edu Colvara
Redação: Caroline Borges

1 comentários:

nilo cabral disse...

Pessoal. Sugiro a inserção do link para o DMLU nesta postagem e a inclusão dele no espaço dos links recomendados eis o link http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/dmlu/default.php
Aliás, o meu blog traz uma série de links legais a respeito do meio ambiente, design de produtos de reciclagem, entre outros.
Abraço.
Nilo

Postar um comentário